Ver Comparador (0 veículos)

Conselhos de Manutenção

Conselhos de Manutenção

MANUTENÇÃO PROGRAMADA


A manutenção programada destina-se a garantir o bom estado do veículo e a evitar avarias. É composta por dois tipos de serviços, o Serviço de Inspeção e o Serviço de Manutenção, ambos adaptados a cada motorização e programados por número de quilómetros ou número de anos.

Contudo porque cada veículo tem um comportamento de acordo com sua utilização, o mesmo leva em consideração o número de arranques efetuados, a média de velocidade, consumo de combustível, o estilo de condução e as qualidades dos lubrificantes e, caso considere necessário, pode solicitar uma mudança de óleo antes destes períodos, de modo a garantir a qualidade do lubrificante e a longevidade do seu veículo.

MANUTENÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA

• SUBSTITUIÇÃO DE ANTICONGELANTE 

É composto por uma mistura entre um concentrado refrigerante e água. Esta diluição tem como função garantir que a água esteja em condições de refrigerar todo o motor. Evita também que as tubagens fiquem ressequidas prematuramente.

Tem também uma função antioxidante, o que minimiza a corrosão das partes metálicas do motor. O nível do anticongelante pode baixar com o uso da viatura provocada pela evaporação da água devido à variação de pressão e temperatura.

• SUBSTITUIÇÃO DE PASTILHAS E DISCOS

As pastilhas de travão e os discos de travagem são responsáveis pela travagem do veículo. Isto deve-se à fricção gerada entre as pastilhas e os discos.

Estes componentes são desenvolvidos para suportar elevadas temperaturas, contudo, diferenças térmicas acentuadas e o sobreaquecimento do sistema, podem causar danos irreversíveis nos discos de travão e diminuir o atrito das pastilhas, provocando ruídos e diminuindo a eficiência do sistema de travagem.

• SUBSTITUIÇÃO DE ÓLEO DE TRAVÕES

Este fluido tem a função de transmitir a força do pedal até as pastilhas e proteger o sistema contra corrosão. Para prevenir a contaminação por humidade, deve ser inspecionado periodicamente e a sua troca deve ser feita, no mínimo, a cada 2 anos. Caso o nível se encontre abaixo do indicado, o conteúdo não deve ser completado, mas sim, substituído por completo.

• SUBSTITUIÇÃO DE CORREIA E TENSORES

As correias e tensores garantem o perfeito sincronismo das peças móveis do motor.
A correia dentada transfere a energia produzida pelo motor para o comando das válvulas, coordenando todo movimento das válvulas do motor.

As correias também são responsáveis, em alguns casos, pelo acionamento de componentes como bomba da água, alternador e compressor do ar condicionado. Uma correia desgastada ou danificada, pode causar sérios danos no motor e nos seus componentes.

• SUBSTITUIÇÃO DE BRAÇOS DE SUSPENSÃO, CASQUILHOS E AMORTECEDORES

Os Braços de Suspensão, casquilhos e Amortecedores são componentes fundamentais do sistema de suspensão, que controlam os movimentos oscilatórios da carroçaria provocados pelas forças exercidas em curva, na aceleração e na travagem. Além disso, protegem o veículo de impactos causados especialmente por danos nas vias.

O mau estado destes elementos prejudica a estabilidade do veículo, diminui a durabilidade dos pneus, e torna a distância de travagem maior. O seu desgaste acontece gradualmente, dependendo do estilo de condução e das vias onde circula.

• SUBSTITUIÇÃO DE ESCOVAS PARA-BRISAS

O atrito gerado pela escova e o vidro, e o tempo de uso resultam em desgaste e podem prejudicar a sua visibilidade. As escovas também são itens de segurança e merecem cuidado especial.




Subscrever Newsletter
  • JAPblue
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi